Atribuo ao povo de Itapeva que nos escolheu e reconheceu o bom mandato realizado, ao Vereador Toninho que será meu Vice-Prefeito, aos 17 candidatos a vereadores de nosso grupo, todos eles, eleitos ou não. Somam-se a isso a credibilidade que nossa chapa passou aos eleitores e ao imenso empenho de todos os colaboradores para que nossa vitória se confirmasse democraticamente nas urnas no dia 7 de Outubro de 2012.
O maior problema do município ainda é a limitação financeira-orçamentária. Em 2013 o município terá menos de 20 milhoes de reais de orçamento. Com isso são necessárias doses de austeridade e ousadia para atender os ditames legais, sem deixar de realizar boa parte dos anseios da população. As maiores reclamações em Itapeva são a falta de médicos na saúde e a questão de conservação de estradas rurais; Apesar dos esforços realizados até agora, com as limitações financeiras ficaram pendências nestas três áreas que esperamos sanar, obviamente sem nos descuidarmos das demais áreas da administração pública.
Prosseguir cumprindo com a Lei que determina investimento do orçamento de 25% para Educação e de 15% para a Saúde. E inovar com ações e focos de investimento que certamente atenderemos as metas estabelecidas no plano de governo para essas duas vitais áreas. Contratação de médicos na saúde e manutenção das políticas que proporcionaram melhores notas no IDEB na educação são os objetivos iniciais.
Em breve divulgarei os nomes dos Secretários e Diretores Municipais, além de toda a equipe de confiança. Espero contar com todos eles, bem como com os demais servidores públicos para que este governo possa atender às expectativas de toda população.
Como nesta gestão que em quatro anos captou mais de 20 milhões em convênios executados e em execução e que vai nos deixar encaminhados convênios na monta de mais 8 milhões. Deixando bem claro que este valor não significa dinheiro em caixa e sim expectativa de percepção de mais recursos para cumprimento de convênios já estabelecidos e que não puderam ser executados por ocasião do período eleitoral. Outra fonte vai ser a busca incessante de arrecadação (como a busca de empresas para se instalarem no município) e cobranças de dívidas ativas para que o município não fique tão dependente apenas dos repasses governamentais, dadas suas limitações financeiras.
Foi divulgado que Extrema é o 2º pólo de indústrias de Minas e a maior arrecadação de ICMS do sul de Minas. Esse crescimento de Extrema nos ajuda no sentido de haver empresas para que os nossos jovens e adultos trabalhem, mas por outro lado herdamos alguns dilemas como absorver pessoas lá vem trabalhar e que apenas vêm morar aqui em vista de aluguéis mais baixos. Com isso, temos que proporcionar educação, saúde enquanto que os rendimentos desses não ficam no município. Como somos a segunda cidade neste portal sul de Minas e recentemente começamos a receber empresas, além de termos assinados diversos protocolo de intenção de instalação de empresas aqui, acredito que essa deva ser a tônica para os próximos quatro anos. Devemos focar em nossas potencialidades e buscar o crescimento de Itapeva pela geração de renda, minimizando os efeitos colaterais comuns às cidades que iniciam seu processo de industrialização.