A Secretaria de Educação de Itapeva/MG comunica a toda população que, nas escolas Dirce Monteiro Lopes. Edu Valentim Vilaça e Professor Januário Barbosa, bem como na creche municipal CMEI Santa Terezinha, as aulas terão início no dia 11 de fevereiro de 2019.
Mesmo com o agravamento da crise econômica provocada pelo calote do Governo de Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Itapeva/MG não vem medindo esforços para garantir aos estudantes os 200 dias letivos, indo, inclusive, contra recomendação da Associação Mineira dos Municípios em assembleia geral no sentido de que o ano letivo apenas tivesse início após o carnaval. Mais de 300 cidades acataram tal deliberação ocorrida neste mês em Belo Horizonte.
Cumpre informar à população que na área da EDUCAÇÃO, o Governo de Minas Gerais realizou confiscos ILEGAIS nos anos de 2017, 2018 e 2019 que somam o valor de R$ 2.295.790,26 (FUNDEB e Transporte Escolar). Os recursos do FUNDEB pagam, majoritariamente, os salários de professores, sendo que para cumprir com esta obrigação, a Prefeitura vem tendo que usar recursos próprios para socorrer a ausência de repasses do FUNDEB, o que diminui e prejudica a possibilidade de investimentos em outras áreas, tais como conservação de estradas, manutenções diversas, entre outras despesas.
Em dezembro/2018, a rede municipal de ensino de Itapeva/MG atendia 1.580 alunos, sendo 857 na EM. Dirce Monteiro Lopes, 316 no CMEI Santa Terezinha (entre creche e pré-escolar) 249 na EM. Professor Januário Barbosa (Flores) e 158 na EM Edu Valentim Vilaça (Areias). A tendência é de aumento de demanda neste ano de 2019.
“Entre os dias 04 a 08 de fevereiro de 2019, os professores e educadores estarão em treinamento de qualificação para o ano letivo. Aguardamos as crianças com todo carinho.” – finaliza Solange Lemes, Secretária Municipal de Educação.