As ações e exames preventivos acontecerão no próximo dia 19
O mês de novembro é mundialmente dedicado a intensificação dos cuidados para com a saúde do homem, especialmente para a prevenção do Câncer de Próstata e do Diabetes. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros e o quarto tipo que mais acomete as pessoas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 61.200 novos casos devem ser registrados no Brasil este ano.
Para sensibilizar o maior número de homens itapevenses quanto a importância dos exames preventivos, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma campanha especial no dia 19 de novembro, das 7h às 12h, na UBS “Juvenal Machado de Lima”.
No sábado, dia 19/11/2016, os homens que foram até a UBS poderão fazer coleta de sangue para o exame PAS – Antígeno Prostático Específico que faz o Diagnóstico do Câncer de Próstata. Também estarão disponível testes de glicemia (para identificar diabetes) e outros rápidos de HIV, Hepatite B e C.
“É muito importante que todos os homens façam exame preventivos, pois quanto antes a doença for descoberta e tratada maior é a possibilidade de cura”, explica a enfermeira Sandrélia Rocha – uma das organizadoras da campanha Novembro Azul em Itapeva.
Sandrélia ainda explica que os homens que forem fazer exame devem estar em jejum de pelo menos 8 horas; devem evitar ter relações sexuais na noite anterior a coleta do sangue; não fazer esforço físico intenso, andar de bicicleta ou a cavalo no dia anterior ao exame. Durante a ação do sábado de manhã ainda haverá orientação nutricional para os homens e sorteio de brindes.
O Secretário de Saúde de Itapeva – Luciano de Oliveira, avisa que a campanha de prevenção ao câncer de próstata também acontecerá no dia 22 de novembro, no Centro Comunitário do bairro Ferreiras, das 7h às 12h; No dia 23 de novembro, no Posto de Saúde do Distrito Flores, das 7h às 12h; e no dia 24 de novembro, no PSF do bairro Sertão Grande, também das das 7h às 12h! “A prevenção é sempre o melhor remédio. O homem precisa acostumar a cuidar da saúde. Convidamos todos a participar”, comenta o secretário.