A Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes da nossa História. Foi determinante para o fim do domínio português no Brasil. Durante a Semana da Pátria é compreensível o comportamento saudosista em relação ao período em que pertencíamos a Portugal, quando no ensejo das comemorações são realizadas homenagens aos personagens tidos como principais naquela época e que mais tarde nos presentearam com a Independência.
O dia 7 de setembro data em que o Brasil se tornou livre de Portugal, no ano de 1822 é, sem dúvida um dos momentos mais importantes e gloriosos do país. Por isso deve ser comemorado não apenas como uma festa, mas, sobretudo, como um evento para reflexão sobre os rumos que a nação vem trilhando em sua História.
Precisamos ressignificar e construir símbolos pátrios efetivamente relacionados com a Pátria dos Brasileiros, tão rica e expressivamente diferente. Essa data é uma ocasião propícia para falar sobre cidadania, conhecer nossos direitos e deveres, participar da vida política do nosso país, respeitando as pessoas e suas distintas culturas, cuidando do meio ambiente e abandonando preconceitos e fundamentalismos. Todas essas atitudes fazem com que nos tornemos cidadãos de verdade, pessoas merecedoras de respeito, afinal “Pátria é vida com dignidade”!
Por fim, a Semana da Pátria, assim não poderia ficar relegada ao esquecimento, pois, a partir dela, reforçamos nossos valores nacionalistas e nos firmamos como cidadãos, como integrantes de uma diversidade cultural: o povo brasileiro.
As escolas da rede municipal e estadual de educação de Itapeva (EM. Dirce Monteiro Lopes, EM. Edu Valentim Vilaça, EM. Professor Januário Barbosa, CMEI Santa Terezinha e EE. Dr. José Rodrigues Seabra) não deixaram de observar as comemorações cívicas. Todas visaram o desenvolvimento integral dos alunos, principalmente atitudes como o civismo, trabalhou durante toda a semana priorizando temas relevantes sobre a nossa Pátria.
Os projetos envolveram todas as escolas através de grupos de estudos e aulas diversificadas; sendo que os professores trabalharam a cidadania, recordando o passado e estabelecendo diretrizes no presente em que foram pregados os direitos e deveres dos cidadãos, o respeito às pessoas e suas culturas.
A culminância do projeto deu-se com apresentações artísticas como recitação de poemas elaborados pelos próprios alunos, músicas e apresentações de jograis, palestras ministradas pela Polícia Militar; entre outras atividades.
As direções das escolas parabenizam todos os alunos e professores engajados nos projetos, em face da dedicação, determinação e competência com que os trabalhos foram planejados e executados.
A rede municipal de Educação de Itapeva/MG parabeniza nossa nação pelos seus 190 anos e deseja que os brasileiros, como povos guerreiros que são, caminhem cada vez mais rumo ao sucesso com garra, justiça, religiosidade e muito amor em seus corações.
Agradecimentos ao Sargento da Polícia Militar de Itapeva/MG (o Sr. Nilton Varanda Santos) e aos policiais militares que sempre estão em parceria com a Educação orientando e auxiliando de modo relevante na tarefa da formação de cidadãos conscientes para o futuro.