Com a chegada da época do calor e do período chuvoso, todo cuidado é pouco para não deixar água parada em casa. O pneu que ficou esquecido no quintal, o vaso de planta na varanda ou, até mesmo, a calha de escorrimento de água no telhado podem ser locais propícios para a proliferação do chamado mosquito da Dengue. Com esta preocupação, a Secretaria de Saúde de Itapeva está reforçando a campanha de combate ao Aedes aegypti – mosquito que transmite a Zika, Chikungunya e Dengue!
Um trabalho rotineiro de identificação e combate aos focos do mosquito além do procedimento de dedetização de pontos estratégicos – que são locais considerados muitos favoráveis para a desova da fêmea do Aedes aegypti já é realizado pela equipe de epidemiologia da Prefeitura, contudo, para enfrentar este problema é preciso a união de toda população para que cada um faça a sua parte.
“Precisamos sensibilizar os moradores sobre os riscos à saúde causados por estas doenças, bem como mostrar que a prevenção – por meio da eliminação de água parada, é o melhor caminho para evitar estes agravos. Assim, é preciso que a população fique atenta as orientações dos agentes de saúde e sigam as instruções para eliminar possíveis criadouros do mosquito”, comenta o Secretário de Saúde de Itapeva Luciano Oliveira.