Segundo pesquisas feitas em diversas localidades do mundo, pode se diagnosticar que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene.
No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Ou seja, gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais.
Diante disso podemos priorizar algumas dicas de como economizar água e dinheiro – sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e a higiene das pessoas e o melhor economizando nosso maior bem.
NO BANHEIRO
HORA DO BANHO
Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fecharmos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.
No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.
AO ESCOVAR OS DENTES
Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.
Poderíamos falar em diversos meios para economizar água, só que não é esse o propósito e sim mostrar que se cada um de nós começarmos a pensar de uma forma mais sustentável e ecológica NÓS podemos sim fazer toda a DIFERENÇA.
ESTÁ NA HORA DE RECICLARMOS, REUTILIZARMOS E REIVENTARMOS para que tenhamos um planeta mais limpo e sustentável para nossas FUTURAS gerações.
Reginaldo Godoi (Consultor Ambiental – Itapeva/MG)