Entrevistado: Marcelo Guido
Função: Secretário de Administração de Itapeva, poeta e letrista
Itapeva possui um secretário de Administração que é poeta e letrista. Marcelo Guido, de 37 anos, é casado e tem dois filhos, João Pedro, de 13 anos, e Leon, de 8 anos. Nascido em Camanducaia, Guido, que também possui carreira como auxiliar administrativo, e na prefeitura trabalha com ênfase nos setores de Cultura, Turismo e Licitações, fala com carinho da cidade que o acolheu. “Aprendi a amar Itapeva tanto quanto minha terra natal”.
Marcelo Guido é formado ainda em Pedagogia e fez dois cursos técnicos, sendo um em Contabilidade e outro em Magistério. Falando de suas atuações no mundo da cultura, ele participou do Circuito Cultural do Lírio de Madrid (CCLM) entre 1998 e 2005, com mais dois retornos especiais em 2010 e 2012, ano em que o circuito encerrou suas atividades para que os participantes seguissem com seus planejamentos particulares.
Esse circuito foi criado em 1950, na capital espanhola. O nome Lírio de Madrid foi escolhido porque a flor representa a nobreza e a pureza. Guido tornou-se “Van Lyra”, em 1998. Esta designação significa um legado passado de um mestre a seu discípulo, pois os competidores do circuito possuíam alguma potencialidade mediúnica e provavam suas habilidades em benefício de causas nobres e sociais. Marcelo Guido é, inclusive, pentacampeão mundial do Campeonato de Conhecimentos Gerais do circuito.
No Brasil, o CCLM surgiu nos anos 70. Várias competições de nível nacional foram realizadas. Hernani Sanches foi “Van Lyra” e, após sua morte, em 1994, seu filho Aluísio passou a treinar o mais evidente dos competidores da época: nada mais nada menos que Marcelo Guido, nossa atual Sala de Imprensa.
Nos momentos de lazer, o secretário de Administração de Itapeva gosta de ler, assistir telejornais, jogos de seu time do coração, que é o Palmeiras, além de acompanhar as equipes de vôlei do município em competições e de passar momentos de descontração e descanso com a família.
Ao responder sobre o que representa a sua profissão, Marcelo Guido afirma o seguinte: “É realização pessoal e uma oportunidade de contribuir com a cidade”. Falando nisso, o secretário já trouxe vários eventos para Itapeva, como, por exemplo, a Junifest/Julifest e o carnaval de rua do município, em parceria com Carlos Clemente. O evento atingiu sua 12ª edição em março deste ano e vem ocorrendo sem interrupções.
“Culturalmente, enxergo Itapeva como uma cidade com amplo potencial de expansão, tendo pessoas muito proativas e com força de vontade para tal feito”, diz.
Guido destaca como um dos momentos marcantes do campo profissional a passagem pela delegacia de Camanducaia entre 2001 e 2002. “Aprendi muito lá e cresci como servidor público”, conta.
O secretário pretende criar uma liga cultural regional em Itapeva para descobrir e incentivar as pessoas em vários campos culturais, além de publicar sua coletânea de livros de poesias e letras de música e regressar ao sul do Brasil para mais trocas de experiências culturais.
Qual seu nome completo, idade, estado civil, cidade natal e atual?
Marcelo Guido, 37 anos, casado, cidade natal: Camanducaia/MG, cidade atual: Itapeva/MG
Possui filhos? Quantos e qual a idade deles?
2 filhos. João Pedro (13) e Leon (08)
Cursou alguma faculdade ou especialização?
Cursei Pedagogia pela UNIARARAS. Além de dois cursos técnicos um em Contabilidade e outro em Magistério.
Qual a profissão/cargo?
De Carreira sou Auxiliar Administrativo. Atualmente sou Secretário Municipal de Administração desde 28/02/14, com ênfase em Cultura, Turismo e Licitações.
Além de seu cargo, pratica outra atividade relacionada à área?
Atualmente encontro-me em fase de descanso e curtindo “aposentadoria”. Fiz parte de um circuito cultural (Circuito Lírio de Madrid) entre 1998 e 2005, com mais dois retornos especiais em 2010 e 2012.
O que gosta de fazer nos momentos de lazer?
Ler, assistir telejornais, acompanhar meu clube de coração que é o Palmeiras, além de acompanhar as equipes de voleibol do município em competições e de passar momentos de descontração e descanso com familiares.
O que a sua profissão significa para você?
Significa realização pessoal e uma oportunidade de contribuir com a cidade que me acolheu e que aprendi a amar tanto quanto Camanducaia (minha terra natal).
Quais eventos criou ou ajuda a manter na cidade?
Fui o idealizador do projeto UNIFEST em 1999 em Camanducaia que foi aceito e implantado aqui em Itapeva e se transformou na nossa grandiosa Junifest/Julifest em 2003. Também, neste mesmo ano, fui idealizador, juntamente como o ex-Secretário Municipal Carlos Clemente, do “carnaval de rua” no município e que vem sendo promovido pela Prefeitura de Itapeva/MG, sem interrupções, completando a 12ª edição em março passado.
Conte algum momento marcante de sua vida pessoal e profissional.
A vida sempre oferece marcantes momentos, muitos deles até em instantes de simplicidade. Destaco como um momento pessoal marcante o nascimento do meu segundo filho, o Leon em 04/04/2006. Já no campo profissional posso destacar como momento mais marcante minha passagem na DelPol (delegacia) de Camanducaia entre 2001/2002, onde muito aprendi e cresci como servidor público.
Culturalmente, como você enxerga Itapeva?
Como uma cidade com amplo potencial de expansão, tendo pessoas muito proativas e com força de vontade para tal feito.
Quais são os planos para o futuro?
Tenho como planos futuros ajudar na criação uma liga cultural regional para descoberta e incentivo às pessoas potenciais em vários campos culturais em um modelo semelhante ao que é o Circuito Turístico Serras Verdes. Particularmente, pretendo publicar minha coletânea de livros de poesias e letras de música, além de regressar ao sul do Brasil para mais trocas de experiências culturais.
=====
POESIA:
Tudo acontece tendo amor… Até no Carnaval
Amor de carnaval é fantasia?
Talvez seja…
Mas há alguns que já contam uma história.
Harmonia em dois…
Enredo que remete à saudade de duas sagas
Paixão acanhada… Desejos que se reprimem em meio à euforia
Enquanto as canções tocam não tão longe…
Não importando a melodia… Dança gostosa, rostos colados… E é carnaval…
Medo e ousadia se encontraram.
Encantaram-se
Sem máscaras
Realidade e magia que convivem e fazem querer vencer…
Quem disse que amor de carnaval é passageiro?
Que venham mais fevereiros e marços
A vitória do que sentimos ainda vamos contemplar
Sem pressa, com fé e na cadência de nossa própria maestria.